Pra começar ensinar o seu cão a fazer suas necessidades no lugar correto não é tão difícil quanto parece. Para isso você vai precisar de determinação, vigilância e paciência, ahhhhh muita paciência mesmo.
Determinação porque no início pode parecer que não vai funcionar, mas acredite FUNCIONA.
Vigilância porque para ensiná-lo você vai precisar estar com ele o maior tempo possível.
Paciência porque ele vai fazer errado várias vezes até aprender.
Utilizando a técnica que vou ensinar o Tobias (com dois meses de idade) aprendeu em pasmem 2 semanas. Lógico que ele fez errado e ainda faz de vez em quando. Mas ele já aprendeu onde é o lugar correto e 99% das vezes ele acerta.
Como moramos em apartamento escolhemos usar o tapete higiênico pra cachorro, pois ele absorve bem o odor e facilita bastante a limpeza. Definimos o canto da janela do nosso escritório como o local fixo para ele fazer suas necessidades. Então vamos ao método:
Toda vez que o Tobias fazia no tapetinho ele ganhava um biscoito. Nada de bifinho ou tirinha de carne, aprendi que esses produtos contêm sódio, corante e gordura demais. Um biscoitinho de cachorro, simples, ele acerta a gente faz festinha e dá o petisco.
Quando ele fizer errado o que eu faço?
Nada. Só corrija se você pegar ele na hora H. Daí você leva o cão e mostra o lugar correto. Agora encontrou um xixi ou cocô perdido pela casa, esqueça, não brigue, não funciona e ainda atrapalha o treino. E lembre-se de não limpar na frente do cachorro, pois ele pode começar a fazer xixi pela casa toda só pra chamar sua atenção.
2- Delimite o espaço do cachorro
Ou seja, mantenha ele em espaços delimitados, feche as portas ou utilize alguma barreira pra que ele fique ou só na sala, ou só no quarto, enfim em ambiantes separados. Em cada ambiente da casa você vai colocar um tapete higiênico de forma que os tapetes fiquem o mais perto possível do ambiente onde vai ficar o tapete definitivo. Toda vez que ele acertar você vai recompensá-lo com petisco e festinha.
3- Aprenda os sinais
Observando aprendi que o Tobias sempre fazia xixi depois que acordava, depois que comia ou ele fazia "a dança do xixi" cheirava o chão rodando e pronto, xixi na certa. Comecei a levá-lo no tapete higiênico nesses momentos. Ele acordava, eu botava ele no tapete, ele comia, eu botava ele no tapete, começava a dança do xixi, lá vou eu de novo pro tapete. Por isso a vigilância é tão importante, você acaba aprendendo os sinais que seu cão dá quando vai fazer as necessidades dele.
Rapidinho ele aprendeu: Obaaa seu eu fizer xixi aqui eu ganho um biscoitinho!!!
4- Reduza os tapetes higiênicos
Na segunda semana quando comecei a perceber que o Tobias estava fazendo sempre no tapete tirei a barreira entre a sala e o quarto e coloquei apenas um tapete nesses dois ambientes. Portanto, o espaço com um tapete aumentou. Ele estava mais distante do tapete, lembrava e ia correndo até lá. Esta é a parte crítica porque ele é filhote e segurar o xixi até encontrar o tapete é algo difícil.
Alguns dias depois ampliei mais um ambiente. Então tínhamos o quarto, a sala e o escritório livres para a circulação. Lembrando que o lugar fixo era no canto da parede do escritório. Ainda assim mantive o tapete na sala, mas com um porém, ele podia fazer as necessidades nos dois tapetes, mas só ganhava petisco se fizesse no tapete definitivo.
Então ele pensou: Vou fazer xixi só no tapete que eu ganho biscoito! Não sou bobo nem nada!
Todos os dias o tapete da sala "andava" um pouquinho. Até colocar ele dentro do escritório.
5- Vigilância total
O próximo passo é reduzir completamente, deixando apenas o tapete do local fixo. Agora é vigiar, perceber os sinais e recompensar. É possível que ainda tenha muito xixi e cocô errado. Mas mantenha a recompensa que com certeza seu cãozinho entenderá que fazer no lugar certo te deixa feliz e ainda de quebra ele sai ganhando.
Este método eu aprendi com a veterinária e aperfeiçoei, funciona com jornal também se você preferir.
Hoje uso um tapete por dia, mas no início eram muitos tapetes. Um gasto imenso, mas que valeu a pena pelo aprendizado.
Muitas vezes ele faz "quase em cima do tapete" assim do lado sabe, pertinho. Contudo, para um buldog de três meses eu acho excelente, e ainda assim o recompenso.
O Tobias como é um danado as vezes faz xixi parcelado, só pra ganhar mais biscoito kkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário