quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Alergia à pulga



Tudo começou com uma coceira, vermelhidão e queda de pelo no dorso do corpinho do Tobias. Já estávamos suspeitando que ele estava com pulga, afinal passeamos todos os dias com ele e isso certamente iria acontecer. Mas piorou quando seus olhos começaram a remelar e coçar demais.

A alergia à picadas de inseto é algo bem comum nos bulldogues, especialmente à pulgas. A coceira é tão intensa que a queda de pelo deixou parte das costas quase sem pelo.





Ess é a irmã do Tobias que também desenvolveu essa dermatite alérgica .




Para tratar esse problema estamos usando corcóide, antibiótico e o mais importante estamos eliminando as malditas pulgas com o medicamento Comfortis. Um comprimido mastigável que acaba com as pulgas pelo período de um mês.



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cenoura pra cachorro

Hummmm que delícia!


Embora a maioria dos alimentos sejam inapropriados para os cães, a cenoura muito pelo contrário traz inúmeros benefícios para seu cão.

Possui betacaroteno, excelente para a saúde ocular. Possui baixa caloria e gordura, o que é muito bom se o seu cão estiver um pouco gordinho.

Além de ser uma opção bastante saudável a cenoura pode ser usada também como recompensa, como petisco para reforçar o bom comportamento.

Segundo especialistas cenouras podem ser dadas aos cães todos os dias, inclusive cozidas. Também é um bom método para aliviar a mastigação quando os dentinhos começam a crescer, massageando a gengiva e aliviando a dor.

Nada como propiciar ao animalzinho que amamos os benefícios de uma alimentação saudável.



domingo, 15 de junho de 2014

Dentes caindo



Os dentinhos do meu filhote estão caindo, e agora?

Os filhotes de cães, assim como os bebês, nascem sem dentes. Com uma média de quatro semanas os dentes de leite começam a nascer. São dentinhos bem fininhos e afiados, aqueles que as mordidinhas doem e podem machucar se o filhote não consegue controlar a intensidade da mordida.

A alguns dias comecei a perceber que o Tobias estava ficando desdentado. Mas assim que caíram em poucos dias nasceram os dentinhos novos, os permanentes. Esse é o principal motivo pra ele quer roer tuuuuudo que encontra pela frente. Sei que esse processo vai durar vários meses e que é bastante desconfortável para o cão. Por isso estou deixando alguns brinquedos mordedores por perto e os sapatos longe rs.



Agora está assim, bem engraçado. Um misto de dentes novos, dentes de leite caindo com dentinhos tortos. Felizmente aos oito meses esse processo de troca da dentição vai terminar.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Orelhas de Bulldog Francês


Quando o Tobias chegou uma das coisas que mais nos deixou ansiosos foram as suas orelhinhas. Já na primeira visita ao veterinário não exitei em perguntar: -Quando as orelhinhas dele vão ficar em pé?




Lógico que ele era uma fofura com as orelhinhas caídas. Mas sempre fica aquele medinho, humm e se essa orelha não ficar durinha.

Segundo a veterinária caso quiséssemos poderíamos dar uma vitamina que ajudaria nesse processo. Então ela receitou um comprimido para deixar as orelhas eretas. Pensamos bem e decidimos esperar mais um pouco para observar como seria a evolução natural e caso as orelhas ficassem teimosas em subir optaríamos pelo comprimido. Além disso, na internet existem vários truques que julgam ajudar a fortalecer a cartilagem da orelha.

Um belo dia o Tobias acordou assim.



Foi uma surpresa boa demais! Dava pra ver que a orelhinha estava começando a tomar força e logo logo ele ficaria com aquela carinha de morcego que nós amantes de Bulldog Francês adoramos. E o melhor, sem nada de vitamina, sem truque nenhum, estava sendo um processo natural.




Aos poucos, em alguns dias as orelhas foram ficando durinhas. Até que ficaram completamente eretas e o Tobias ficou assim, olha a cara de sapeca.



Com dois meses as orelhas do Tobias já estavam lindas. Mas sabemos que cada cão tem seu tempo e precisamos respeitá-lo. Outro fator bastante importante é a qualidade da alimentação que também colabora com a ereção das orelhas.

A dica que deixo é alimente seu filhote com o melhor que você puder dar. Caso as orelhas do seu pequeno estejam relutantes em subir procure um veterinário, ele sim saberá como ajudar.



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Como ensinar meu cachorro a fazer xixi no lugar certo



Pra começar ensinar o seu cão a fazer suas necessidades no lugar correto não é tão difícil quanto parece. Para isso você vai precisar de determinação, vigilância e paciência, ahhhhh muita paciência mesmo.



Determinação porque no início pode parecer que não vai funcionar, mas acredite FUNCIONA.

Vigilância porque para ensiná-lo você vai precisar estar com ele o maior tempo possível.

Paciência porque ele vai fazer errado várias vezes até aprender.

Utilizando a técnica que vou ensinar o Tobias (com dois meses de idade) aprendeu em pasmem 2 semanas. Lógico que ele fez errado e ainda faz de vez em quando. Mas ele já aprendeu onde é o lugar correto e 99% das vezes ele acerta.

Como moramos em apartamento escolhemos usar o tapete higiênico pra cachorro, pois ele absorve bem o odor e facilita bastante a limpeza. Definimos o canto da janela do nosso escritório como o local fixo para ele fazer suas necessidades. Então vamos ao método:




1- O método consiste em recompensar o cão toda vez que ele acertar.


Toda vez que o Tobias fazia no tapetinho ele ganhava um biscoito. Nada de bifinho ou tirinha de carne, aprendi que esses produtos contêm sódio, corante e gordura demais. Um biscoitinho de cachorro, simples, ele acerta a gente faz festinha e dá o petisco.

Quando ele fizer errado o que eu faço?

Nada. Só corrija se você pegar ele na hora H. Daí você leva o cão e mostra o lugar correto. Agora encontrou um xixi ou cocô perdido pela casa, esqueça, não brigue, não funciona e ainda atrapalha o treino. E lembre-se de não limpar na frente do cachorro, pois ele pode começar a fazer xixi pela casa toda só pra chamar sua atenção.







2- Delimite o espaço do cachorro


Ou seja, mantenha ele em espaços delimitados, feche as portas ou utilize alguma barreira pra que ele fique ou só na sala, ou só no quarto, enfim em ambiantes separados. Em cada ambiente da casa você vai colocar um tapete higiênico de forma que os tapetes fiquem o mais perto possível do ambiente onde vai ficar o tapete definitivo. Toda vez que ele acertar você vai recompensá-lo com petisco e festinha.






3- Aprenda os sinais

Observando aprendi que o Tobias sempre fazia xixi depois que acordava, depois que comia ou ele fazia "a dança do xixi" cheirava o chão rodando e pronto, xixi na certa. Comecei a levá-lo no tapete higiênico nesses momentos. Ele acordava, eu botava ele no tapete, ele comia, eu botava ele no tapete, começava a dança do xixi, lá vou eu de novo pro tapete. Por isso a vigilância é tão importante, você acaba aprendendo os sinais que seu cão dá quando vai fazer as necessidades dele.

Rapidinho ele aprendeu: Obaaa seu eu fizer xixi aqui eu ganho um biscoitinho!!!





4- Reduza os tapetes higiênicos

Na segunda semana quando comecei a perceber que o Tobias estava fazendo sempre no tapete tirei a barreira entre a sala e o quarto e coloquei apenas um tapete nesses dois ambientes. Portanto, o espaço com um tapete aumentou. Ele estava mais distante do tapete, lembrava e ia correndo até lá. Esta é a parte crítica porque ele é filhote e segurar o xixi até encontrar o tapete é algo difícil.


 Alguns dias depois ampliei mais um ambiente. Então tínhamos o quarto, a sala e o escritório livres para a circulação. Lembrando que o lugar fixo era no canto da parede do escritório. Ainda assim mantive o tapete na sala, mas com um porém, ele podia fazer as necessidades nos dois tapetes, mas só ganhava petisco se fizesse no tapete definitivo.

Então ele pensou: Vou fazer xixi só no tapete que eu ganho biscoito! Não sou bobo nem nada!

Todos os dias o tapete da sala "andava" um pouquinho. Até colocar ele dentro do escritório.



5- Vigilância total

O próximo passo é reduzir completamente, deixando apenas o tapete do local fixo. Agora é vigiar, perceber os sinais e recompensar. É possível que ainda tenha muito xixi e cocô errado. Mas mantenha a recompensa que com certeza  seu cãozinho entenderá que fazer no lugar certo te deixa feliz e ainda de quebra ele sai ganhando.


Este método eu aprendi com a veterinária e aperfeiçoei, funciona com jornal também se você preferir.

Hoje uso um tapete por dia, mas no início eram muitos tapetes. Um gasto imenso, mas que valeu a pena pelo aprendizado.

Muitas vezes ele faz "quase em cima do tapete" assim do lado sabe, pertinho. Contudo, para um buldog de três meses eu acho excelente, e ainda assim o recompenso.

O Tobias como é um danado as vezes faz xixi parcelado, só pra ganhar mais biscoito kkkkkk


Filhotes dormem, dormem e dormem


Quando Tobias chegou estávamos muito animados, felizes com nosso cão, compramos uns duzentos brinquedos, ossinhos, petiscos, caminha, tudo e ele só queria saber de dormir.




Nós pulando de alegria, soltando fogos, Uhuuuu Uhuuuuu e o Tobias nada.....nada. Só dormia, dormia e dormia. Confesso que nos primeiros dias isso foi até um pouco decepcionante. Mas pesquisando e conversando com outras pessoas com mais experiência com animais do que nós, fomos entendendo que assim como um bebê ele sente muito soninho, mas que essa é apenas uma fase.




O legal é que para um bom cochilo qualquer cantinho é um potencial "cantinho gostosinho que encontrei pra tirar um soninho". Hahahaha. É sempre importante lembrar que filhotes dormem cerca de 80% do dia e que dormir é muito importante para o crescimento. O período de crescimento é sem dúvidas o estágio mais importante da vida do seu filhote.



Pra começar




Esse é o Tobias!

Chegou em nossa casa com 40 e poucos dias. Como um bebezinho que é ficou amoadinho, com medo, com um chorinho fiiiino e só queria ficar no colinho dos donos. Nos prmeiros dias fez cocô mole e vomitou, segundo a veterinária por causa das mudanças. Certamente sentiu falta dos irmãos (que eram muitos por sinal) por isso logo tratamos de dar a ele um amigo peludo, uma coelha de pelúcia com quem ele se identificou de cara e dormiu agarradinho no primeiro dia. Alguns veterinários não são muito à favor de bichos de pelúcia, pois podem sotar pelos e outras partes comestíveis quando se fala de filhote. Mas sem dúvida um companheiro de pelúcia é uma ótima companhia para seu cãozinho se aquecer e dormir agarradinho.



Procuramos dar ao Tobias a mesma ração que ele estava acostumado, para facilitar a adaptação. Logo estipulamos na casa o local da comida, da caminha e do xixi. Moramos em apartamento e ensinar o cão a fazer suas necessidades é o primordial. Mas o início foi bemmm difícil.